Postagens populares

Como nasce um livro?


Não existe uma resposta só para esta pergunta. Um livro nasce de mil jeitos diferentes. Às vezes a mesma pessoa que escreve a história também faz os desenhos. Outras vezes, o escritor inventa o texto e nem sabe quem vai desenhar. Neste caso, é a editora que escolhe o ilustrador.

O começo:

Mas aqui vou contar pra você como nasceu o livro "2 Gatos".
Eu tinha a ideia de comparar, em versos, a vida de um gato de rua e um outro que é bicho de estimação. Cada um com suas vantagens e desvantagens. Um tem a liberdade, o outro tem conforto, carinho e segurança. Mas aí fiquei sabendo de um concurso de livros inéditos (ainda não publicados) e resolvi participar.
Existia a categoria "livros já ilustrados". Então perguntei ao desenhista Rodrigo Terra se ele topava fazer os desenhos e também a diagramação (montagem do livro, com a "cara" que ele vai ter).

   Esboços feitos pelo ilustrador Rodrigo Terra.


O meio:

Ele topou e fez um livro lindo! O meu texto rimado ganhou desenhos fofos e engraçados. Mas nós não ganhamos o concurso. :(
Então, eu pensei: "Agora já temos o livro prontinho. Vou procurar uma editora que queira publicá-lo, ora!" 

O fim:

A Denise, da Editora Papagaio, logo se interessou pelo "2 Gatos". Pouco depois, publicou o livro e fez um grande lançamento no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, com contação da história e uma oficina para as crianças.
Isso foi em 2015. Desde então, já fui a vários lugares diferentes contar esta história: escolas, bibliotecas e instituições infantis.


Veja aqui o livro "2 Gatos"
 

Conheça o ilustrador Rodrigo Terra



Onde comprar o livro "2 Gatos"

Site da Editora Papagaio

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, gostei!
forsale-davi.blogspot.com