Postagens populares

Entre linhas e cores: Paul Klee



Paul Klee, um dos artistas mais importantes de nossos tempos, nasceu na capital da Suíça, Berna. De lá vieram as mais de 100 obras que estão expostas até 29 de abril em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP). É a maior exposição deste artista já feita na América Latina!
Paul Klee nasceu em 1879 e morreu em 1940.
Primeiro ele estudou muito para ser um ótimo desenhista. Então ele se interessou pelo contraste de luz e sombra. E pelas cores! Isso, por causa de uma viagem para a Tunísia, que abriu seus horizontes com muitas paisagens coloridas. Além desta viagem, ele também aprendia coisas novas com outros artistas, como Kandinsky, que virou seu amigo.


Curiosidades sobre Paul Klee


- Paul Klee desenhava bastante quando era criança. Sua avó o incentivava.
- Os pais dele eram músicos e ele sabia tocar violino. Dizia que a música e a arte tinham muito a ver. Ambas precisam de harmonia e ritmo, por exemplo.
- Ele não foi aceito por uma grande escola de arte da Alemanha. Então estudou sozinho mesmo. Só bem mais tarde conseguiu ser aprovado.
- Paul Klee estudou física para ter noções de equilíbrio. E usou isto em suas obras.
- Ele casou com uma professora de piano. Enquanto ela dava aulas, Klee cuidava da casa e do filho que os dois tiveram, chamado Felix.
- Criou fantoches para seu filho brincar. Ele adorava teatro de marionetes. Estes fantoches também aparecem na exposição.
- Ele gostava de circo, principalmente dos malabaristas. Por isso fez obras com este tema. Ele dizia que nós somos malabaristas na vida também.
- É por isso que a exposição no Brasil tem este nome: “Equilíbrio Instável”. Como é que equilíbrio pode ser instável? Aí é que está a graça deste nome. Ele é um bom exemplo de “figura de linguagem”*.



"A linha é um ponto que saiu para passear."
 Paul Klee


Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - SP
Até 29 de abril de 2019. Grátis
Mais informações: (11)3113.3649

* "Figura de Linguagem" é como o nome já diz: "desenhar com palavras". Existem vários tipos destas figuras e os nomes parecem difíceis. Mas nós usamos "figuras de linguagem" o tempo todo em nossas conversas. 
"Equilíbrio Instável" é um bom exemplo de uma figura chamada "ANTÍTESE". Nela a gente coloca dois opostos juntos. Isso causa uma surpresa no leitor.

Veja abaixo um pouco da nossa visita à esposição:




Nenhum comentário: