Postagens populares

Mais verbos















Você sabe os tipos de verbos que existem?

Já expliquei um pouco sobre os que só servem para "ligar" palavras: os verbos de ligação.
Veja aqui.

Agora, entenda os outros também.

Vamos começar direto com dois exemplos:

1) Eu comprei maçãs.

2) Eu emagreci.

Um dos verbos acima faz sentido sozinho, não precisa de mais nada além dele.
O outro precisa de algo, um complemento.
Assim:

1) Comprar (o quê?)

2) Emagrecer.

Então, agora, o nome destes tipos:

1) Verbo que precisa de alguma coisa: TRANSITIVO

2) Verbo que NÃO precisa de nada: INTRANSITIVO

Muito simples! É só isso!

Mas atenção! Muitas vezes o verbo INTRANSITIVO aparece com outras palavras, mesmo sem precisar delas para fazer sentido.

Exemplo: Eu nasci em novembro.
("Eu nasci" já dá para entender. Nascer é um verbo intransitivo.)

Truque:

Pergunte "o quê?" depois do verbo.
Se precisar de um "o quê", é TRANSITIVO

Testando:

Eu comi
Comi o quê? (precisa de algo = É TRANSITIVO)

Eu dormi
Dormi o quê? (não precisa de nada = É INTRANSITIVO)

Na próxima, eu digo como se chama este "O QUÊ". Será que você já sabe?

Nenhum comentário: