Postagens populares

Solte o VERBO!

Chegou a hora deles: os grandes, os temidos, os bambambans das orações...
OS VERBOS!

Isso mesmo! Se o leão é o rei da floresta, o verbo é o rei das palavras.
Sem verbo, a gente nem respira! ("respirar" é um verbo...)

Bom, como sempre, precisamos conhecer os TIPOS que existem.

Sim, senhor! Verbo também tem tipo. Se você entender minha explicação, vai ser moleza.

Resumindo a história, é assim:

1) Existe VERBO QUE "ACONTECE".

2) Existe VERBO SÓ para LIGAR o sujeito com algo sobre ele. VERBO DE LIGAÇÃO

Exemplos de VERBOS QUE ACONTECEM: olhar, falar, pensar, perceber, pular, esperar, estudar, comprar, vender, parar, pedir...

Exemplos de VERBOS DE LIGAÇÃO: ser, estar, parecer...

Descubra!
Qual das orações abaixo é a única com um VERBO DE LIGAÇÃO?

O aluno chegou cedo para a prova.
A televisão é nova.
As crianças brincaram no parque.
Os meninos gostaram do jogo.

Resposta:
A televisão é nova.
O verbo "é" só serve para ligar o sujeito (televisão) com algo sobre ele (nova).

Mas não adianta decorar!
Às vezes, um verbo de ligação pode ficar "disfarçado".

Veja só:
Eu estou estudando.
"estou estudando" é uma "conjunção verbal". Juntamos dois verbos que valem por um só.
Seria o mesmo que dizer "eu estudo".

ou

Eu "fui viajar". Outra "conjunção verbal" que quer dizer "eu viajei".

Perceba a diferença:

Eu estou feliz. ("estou" liga "eu" com "feliz". É VERBO DE LIGAÇÃO)
Eu fui apressado. ("fui" liga "eu" com "apressado". É VERBO DE LIGAÇÃO)

Espero que você tenha entendido!

Quer mais? Clique aqui.

Nenhum comentário: