Postagens populares

Três jeitos de dizer a mesma coisa

A poesia é uma maneira de expressar algo que a gente sente. Os japoneses inventaram um tipo de poesia que se chama "HAI-CAI", há muito, muito tempo. Eu adoro! Só tem três linhas e, geralmente, fala sobre a Natureza. A beleza está mesmo na simplicidade.

Então, escolhi um tema que me chama atenção e pode parecer bobo pra muita gente: as flores no chão, formando tapetes coloridos em volta das árvores. As que eu vi estavam ao pé de ipês cor-de-rosa.

Então peguei lápis e papel e tentei formar um hai-cai sobre isso. Mas aí saíram três. Para você ver que existem muitas formas de dizer a mesma coisa. Que gostoso é brincar com as palavras!

FLOR EM TAPETE

As flores se vão
E enfeitam
o chão.

FLOR EM TAPETE 2

Lindo de ver!
Chão colorido
fez o ipê.

FLOR EM TAPETE 3

Flor é teimosa!
Cai do galho
E o chão fica rosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Haikai não deve seguir um padrão de 5-7-5 (primeira linha 5 silabas, segunda linha 7 silabas e última linha 5 silabas)? E que eu saiba no Haikai NÃO há rima. Se eu estiver enganado me perdoe a falha. Muito obrigado, e parabéns pelo seu blog!

Evelyn disse...

Obrigada, Anônimo!

Na verdade, você tem razão, se pensarmos no padrão do Haikai original. Mas também podemos produzi-los sem esta preocupação, apenas usando seus princípios básicos. Abraço!