Postagens populares

Sujeito composto














Um + um = dois.

Então é assim: Se um sujeito for mais de um, chama COMPOSTO.

Mas não adianta escrever, por exemplo, uma palavra que quer dizer "muita gente", do tipo "turma", "pessoal", "galera"...

Exemplos de sujeito composto:

Eu e minha irmã gostamos de chocolate.

A girafa e o elefante são animais selvagens.

Frutas, verduras e legumes fazem bem à saúde.

Se a gente fizer o sistema divertudo de encontrar sujeito (verbo e pergunte "quem"), percebe que a resposta precisa ser duas ou mais palavras principais (núcleos).
Assim:
"Quem gostamos de chocolate?"
Resposta: eu e minha irmã (não dá pra responder só "eu", nem só "minha irmã".)

Eu e ela somos um casal.
"Quem somos um casal?"
Resposta: eu e ela (não dá pra responder só "eu", nem só "ela".)

Agora veja a diferença!
A turma brincou o dia todo.
"Quem brincou o dia todo?"
Resposta: a turma (só uma palavra principal = turma)

ATENÇÃO!
Por isso a gente PRECISA usar o verbo no singular quando ele combina com um sujeito do tipo "a gente", "a turma", "o pessoal"...

Nenhum comentário: