Postagens populares

Três de uma vez













Continuando o assunto das orações subordinadas...

Já expliquei os dois tipos de adjetivas. Fácil.

Agora, começando com os tipos de adverbiais.
Neste post, três de uma vez.
Os três tipos têm a palavra "como" com sentidos diferentes.

Vou dar uma dica pra você descobrir sozinho (ou sozinha):

1) "COMO" com o sentido de CAUSA, MOTIVO.
Oração Subordinada Adverbial CAUSAL
Você poderia substituir o "como" por "já que" ou "porque".

2) "COMO" com o sentido de CONFORME
Oração Subordinada Adverbial CONFORMATIVA

3) "COMO" com o sentido de COMPARAÇÃO
Oração Subordinada Adverbial COMPARATIVA
Veja os quadrinhos. Pense nas orações e nos diferentes sentidos da palavra "como".

Diga que tipo de oração adverbial é cada uma. Aposto que você acerta e não esquece mais.

"Como estou aqui" - (Veja o que encaixa melhor: porque estou aqui, conforme estou aqui ou igual estou aqui...)
"Como eu ia dizendo" (faça a mesma coisa...)
"Como um papagaio" (de novo)

Resposta:

"Como estou aqui" = "porque/já que estou aqui" = Causal
"Como eu ia dizendo" = "conforme eu ia dizendo" = Conformativa
"Como um papagaio" = "igual a um papagaio" = Comparativa

Aprendeu essas? Aguarde as próximas. Você vai ficar craque!

Nenhum comentário: