Postagens populares

Como inventar uma história

Se você pensar bem, ninguém inventa uma história do nada. A gente sempre se inspira em algo que ouviu, viu ou viveu. 

A graça é justamente essa: misturar os fatos do nosso jeito, usando a criatividade. Cada ser humano é único. E seu modo de enxergar as coisas também.

Não existe uma fórmula mágica para inventar histórias. Para algumas pessoas ela pode até surgir num sonho, como aconteceu com a autora dos livros de Harry Potter, J.K. Rowlling. Ela conta que sonhou com a saga do menino bruxo. Depois, um dia, começou a escrevê-la num guardanapo, num café de Londres.

Mas aqui vão dicas para você começar, mesmo que não tenha sonhado com nada especial.

1) Se você não tem ideia nenhuma, pense em alguma coisa que você gosta de contar para os amigos. Ou algo que ouviu de alguém e impressionou você.

2) Você pode começar com a descrição do lugar, de um personagem ou com um diálogo entre personagens, por exemplo. A história é toda sua e você manda.

Assim:

Já estava escurecendo e as folhas das árvores nem se mexiam. O asfalto ainda estava quente de sol de verão.

(Tente desenhar com as palavras para envolver o seu leitor e fazê-lo entrar na história).

Ou assim:

- Onde você estava? 

- Na rua do sabão. - respondeu João, rindo. Era um riso meio sem graça, como quando esqueceu o dia do aniversário dela.

(Repare que a pergunta desperta a curiosidade do leitor. A gente quer saber a resposta)

Ou assim: 

O despertador do celular tocou seu pianinho irritante. Pulei da cama e me lembrei que era o Batman e precisava salvar o mundo.

- Onde deixei meu cinto de utilidades? 

(Neste caso, você é o personagem da história e também o narrador, aquele que conta. Você não precisa ser realmente você, mas um personagem que quiser, inventado.)

3) Se você escrever um começo, sua imaginação vai continuar de algum modo. Muitas vezes "inventamos" o que vai acontecer num filme, por exemplo, e nem sempre acertamos, não é mesmo? É nossa imaginação trabalhando. Confie nela.

4) Quando você for escrevendo sua história, tente misturar diálogos e descrições, narrações, para dar movimento ao texto. 

5) Sua história pode ter seres fantásticos, coisas que não existem, mas mesmo assim precisa conquistar o leitor com sentimentos e sensações humanas. As pessoas gostam de se colocar no lugar dos personagens e dividir com eles suas emoções.

6) Se você já tem uma mensagem na sua cabeça que quer transmitir, pense um modo de chegar nela com a sua história. Você nem precisa escrever esta mensagem. Deixe que o leitor entenda sozinho o que você tentou expressar, através dos acontecimentos e dos personagens.

7) Pesquise. Uma história ganha riqueza se você colocar alguns detalhes interessantes sobre uma cidade, uma rua, um campeonato que o personagem menciona etc...

Se você mostrar uma pessoa fazendo um bolo de laranja, por exemplo, pesquise a receita para dar mais realidade ao texto, assim:

"Com calma, ela descascou três laranjas, peneirou a farinha... percebeu que não tinha os ovos necessários."

Não precisa ser tudo detalhado, claro. Mas de vez em quando uma informação a mais deixa sua história mais interessante.

8) Depois de tudo, leia, releia, tire as palavras repetidas sem necessidade, corrija o Português. Pesquise todas as suas dúvidas. Vale a pena.












Nenhum comentário: