Postagens populares

Ai WeiWei, um artista


Estas fotos foram tiradas em 2017, num museu da cidade de Lausanne, na Suíça. Elas mostram obras do artista Ai Weiwei, que se inspira na cultura de seu país, a China, para criar e transmitir mensagens através delas. Ele nasceu em Pequim, em 1957.

Os dragões, por exemplo, são típicos de seu país. Veja só que ideia ele teve, pendurando no teto várias partes coloridas, lembrando pipas, que formavam um deles, enorme.

Mas, além disso, em algumas partes deste dragão, havia frases de pessoas que lutaram por liberdade e direitos humanos, como Nelson Mandela. A obra é bonita e leve, mexendo-se com o vento (para transmitir a ideia de liberdade).  Ela chama a atenção e faz a gente pensar. O dragão chinês representa poder, mas Weiwei quis mostrar o poder de cada pessoa, compondo algo maior. A arte serve para nos encantar e nos fazer refletir sobre a vida. O nome da obra é "With Wind" (com vento).



O artista Ai Weiwei também tem obras formadas por vários objetos acumulados, que ficam parecendo uma coisa única. De longe, você pensaria que é só um tapete branco. Chegando perto, percebe que são centenas de flores feitas de porcelana, material típico de seu país. A obra chama "Blossom" (flor). É impressionante! Bonito de olhar. E também contém uma mensagem. 






Esta exposição aconteceu no Museu de Belas Artes de Lausanne, que é público, com entrada livre, gratuita. ("Musée cantonal des Beaux-Arts Lausanne")

Abaixo, uma foto do artista, num cartaz que ficava na entrada do museu.

O nome da exposição era: "D'ailleurs c'est toujours les autres" ("Os outros, é sempre os outros"), em francês.



E você? Se fosse fazer uma obra de arte com alguma coisa típica de sua cidade ou país, o que você criaria? Que mensagem você gostaria de passar aos outros? E de que forma? Seria uma pintura, uma escultura, uma música, uma poesia?

Nenhum comentário: