Postagens populares

Direto!












OBJETO DIRETO?

O que é "objeto"? Objeto, coisa!
O que é "direto"? Direto, ora! Que vem de uma vez, sem nada no caminho!

Então. Alguns verbos precisam de "algo", um objeto.
E este objeto pode vir direto. Veja:

Eu adoro chocolate!

CHOCOLATE = OBJETO DIRETO (a palavra "chocolate" veio direto depois do verbo)

Ou também:

Eu adoro CHOCOLATE BRANCO!

CHOCOLATE BRANCO = OBJETO DIRETO (os objetos podem ter mais de uma palavra)

Agora, um exemplo de OBJETO INDIRETO (que não vem direto)

Eu gosto DE chocolate.
(Não podemos dizer "eu gosto chocolate, certo? precisa usar o "DE".

DE CHOCOLATE = OBJETO INDIRETO do verbo gostar.

Mais exemplos!
Eu ganhei esta blusa.
Eu comi aqueles doces.
Você comprou uma bicicleta?

Tudo objeto direto: "esta blusa", "aqueles doces", "uma bicicleta".

Truque:
Pergunte assim: Eu ganhei o quê? Eu comi o quê? Você comprou o quê?

Quando o VERBO pergunta só "o quê?" = objeto direto

Exemplos de OBJETOS INDIRETOS:

Eu preciso de roupas novas.
Ela olhou para o relógio.

de roupas novas = objeto indireto
para o relógio = objeto indireto

Truque:
Pergunte assim: Eu preciso DE QUÊ? Ela olhou PARA ONDE?

As preposições (para, de, em...) é que fazem um OBJETO virar INDIRETO, entendeu?

Espero que sim!
E tem mais uma coisinha. Quem MANDA se o objeto deve ser direto ou indireto é o senhor VERBO! (por isso mostrei o truque de "perguntar pro verbo").

Alguns são muito gulosos e pedem os dois tipos de objetos juntos.
Exemplo: emprestar
Eu empresto ALGUMA COISA (objeto direto) PARA ALGUÉM (objeto indireto).

Nenhum comentário: