Postagens populares

Mal e mau

Nossa amiga Rebecca mandou um comentário sugerindo que a gente explique a diferença entre as palavras "MAU" e "MAL". Ótima idéia! Elas tem o SOM PARECIDO, mas cada uma é de um tipo diferente.

Primeiro, aqui vão só exemplos. Eles já darão as pistas pra todo mundo perceber como saber quando usar cada palavra.

BOA IDÉIA!
BOM EXEMPLO!
MÁ IDÉIA
MAU EXEMPLO

IDÉIA BEM EXPLICADA
EXEMPLO BEM EXPLICADO
IDÉIA MAL EXPLICADA
EXEMPLO MAL EXPLICADO

Alguém aí percebeu?

MAU é um ADJETIVO
Os adjetivos combinam com os substantivos. (feminino, masculino, plural, singular)
Exemplo: maus tratos, má educação, homem mau, má aluna.

MAL é um ADVÉRBIO
Os advérbios combinam com verbos, adjetivos ou outro advérbio e nunca mudam.
Exemplos: Fui mal na prova. Muitos foram mal na prova. Elas falam mal de mim. Mal educada, mal educados...

TRUQUE: MAL é oposto de BEM (também não muda, é invariável)
MAU é oposto de BOM (mudam conforme o substantivo)

Se você ficar em dúvida, troque
MAL por BEM (que é o seu oposto)
MAU por BOM (que é o seu oposto)
e veja o que faz sentido.

Veja se funciona:

Este rádio pega muito ...
Ele escolheu um ... caminho.

4 comentários:

Rebecca disse...

Obrigado por postar, Evelyn!
Eu também fiquei muito feliz por sua visita no meu blog!
É então mais ou menos:
Ele é MAU também lê muito Mal???

P.S.Legal! Sou leitora há pouco tempo e já tenho o nome no post de minha sujestão!!!
Beijos.

Evelyn disse...

Que beleza, Rebecca! Você é uma ótima aluna. Entende tudo rapidinho.
Na verdade, eu poderia aproveitar este assunto para explicar as diferentes classes gramaticais. Já falei aqui sobre o "meio confusa", lembra? "Meio" é outro exemplo de advérbio (ligado ao adjetivo "confusa"). Por isso também não varia para o feminino, nunca varia (igual ao "bem").
A gente precisa saber o que é substantivo, o que é advérbio etc... para evitar errinhos assim.
A palavra "meio" também pode ser um numeral (outra classe), aí varia. Exemplo: meio copo de água, meia garrafa de guaraná...
Um bj pra você.

Anônimo disse...

Vc me ajudou bastante nesse "mal e mau."

Evelyn disse...

Que ótimo. Ainda bem.