Postagens populares

Casa Grande: grande idéia!

Sempre que eu vejo criança pedindo esmola na rua, fico inconformada. Lembro que o José Serra prometeu resolver o problema em São Paulo faz muito tempo, antes de alguma eleição, mas acho que ele se esqueceu totalmente disso.
Outro dia imaginei que poderia existir uma casa bem bacana com atividades legais que atraíssem as crianças, enquanto alguém ensinasse aos pais delas algum modo de conseguir um dinheirinho, fazendo algum tipo de artesanato, trabalho, sei lá. Tudo, menos colocar filho andando assim pela rua.

Então todo mundo me disse que isso é difícil, que não daria certo, etc etc.
Mentira. Dá certo, sim. Existe no sertão do Ceará, na cidade de Nova Olinda, uma casa melhor ainda do que eu imaginei que se chama Fundação Casa Grande.
Tudo começou com um tipo de museu para juntar as coisas típicas da região, mas aí os donos perceberam que as crianças gostavam tanto de ir lá, brincar, olhar e participar, que eles passaram a fazer atividades especialmente para elas: música, biblioteca, filmes, uma porção de coisas legais. Sabe como faz para entrar? Entrando! Se uma criança começa a frequentar direitinho o lugar, as outras dizem se ela está pronta ou não pra ser da turma. A Fundação Casa Grande ensina música e tem até uma banda de meninos: “Os Cabinha”. Eles estão se apresentando em São Paulo esta semana, no Sesc Ipiranga.
Só pra você ter uma idéia, veja os blogs que os meninos e meninas escrevem, contando sobre sua semana e o que andam fazendo de bom (muita coisa!).
Uma idéia tão simples, que foi crescendo, crescendo e acabou ajudando a cidade inteira. Muitas casas dos pais das crianças viram pousadas para quem vai conhecer a região e o belo trabalho de Allemberg Quindins.

Veja os blogs das crianças

Um comentário:

Natália Pesciotta disse...

Bonito post! Louva o projeto,coisa de outro mundo que bem que poderia ser deste.
beijo.