Acabei de dizer que a nova regra acabou com o acento das palavras iguais, certo?
Mas alguns ficaram, não teve jeito.
Sem eles, ia dar muita confusão.
Leia estas frases:
"MEU IRMÃO PODE IR AO CINEMA." (presente)
"MEU IRMÃO PÔDE IR AO CINEMA." (passado)
Sem o acento, você não saberia se o verbo está no presente ou no passado. Por isso continua valendo!
Veja também:
EU VOU POR AQUI.
(O que quer dizer? "Eu vou colocar aqui" ou "Eu vou por este caminho"?)
Quer dizer: "Eu vou por este caminho"
Se fosse o verbo, teria acento = PÔR.
Continuam também os acentos de TÊM e VÊM (verbos no plural), para diferenciar de TEM e VEM (no singular).
Exemplos:
Ele TEM sede.
Eles TÊM sede.
Ela VEM cedo para casa.
Elas VÊM cedo para casa.
Está de parabéns! por este blog super explicativo sobre nossa tão maravilhosa língua portuguesa, espero que você trate de outros assuntos se possível a respeito do idioma, como regras ortográficas mais específicas.Já adicionei aos favoritos volto em algumas semanas para ver o Blog de novo.
ResponderExcluirEstá de parabéns! por este blog super explicativo sobre nossa tão maravilhosa língua portuguesa, espero que você trate de outros assuntos se possível a respeito do idioma, como regras ortográficas mais específicas.Já adicionei aos favoritos volto em algumas semanas para ver o Blog de novo.
ResponderExcluirMuito obrigada, Thiago!
ResponderExcluirE você pode sugerir temas também.
Qualquer dúvida ou assunto interessante, estamos aí, ok?
Um abraço e aguardamos você.