Outro acento que vai embora a partir de agora: o acento DIFERENCIAL.
Ele servia para isto que a palavra já diz: diferenciar nomes escritos do mesmo jeito, com significados diferentes.
Antes, se eu escrevesse a palavra "PARA" ela poderia ou não ter acento no primeiro "A". Mas pouquíssimas pessoas sabiam disso, pelo que víamos em placas, anúncios etc. Na verdade a grande maioria já escrevia sempre sem acento mesmo.
O próprio sentido da frase mostra o significado da palavra "PARA".
"PARA COM ISSO!" (do verbo parar)
"EU VOU PARA CASA." (preposição)
A mesma coisa acontece com:
"O PELO DO GATO É MACIO."
"VAMOS PELO CAMINHO MAIS CURTO."
Antes da mudança, a gente precisava colocar acento no "pelo" do gato e também na fruta "pera". Agora não precisa mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário