Postagens populares

O incrível museu Quai Branly

Existe um museu muito bonito na cidade de Paris que se chama "Museu do Quai Branly - Jacques-Chirac".
Branly é o lugar onde ele fica. E Jacques Chirac é o nome do presidente da França que quis fazer este museu.
Ele achava importante mostrar a arte e a cultura de lugares que não fossem na Europa. Naquele tempo, ninguém sabia muita coisa sobre a arte da África, Ásia, Oceania e Américas.
(Por isso também é chamado de "Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas").

Então, em 20 de junho de 2006, este enorme museu foi inaugurado, numa área de mais de 40 mil metros quadrados e com um acervo de 300 mil obras vindas de uma porção de povos diferentes! Algumas muito antigas e valiosas.
Mas o mais legal é a forma como o arquiteto Jean Nouvel construiu o local. Parece que você está explorando cavernas, num lugar cheio de curvas e surpresas. Nem pense num museu tradicional, porque está bem longe disso. Ele é moderno e divertido, com paredes em madeira sinuosa, de onde saem bancos para sentar, por exemplo.

Logo na entrada, você sobe uma rampa. E o que tem nesta rampa? Um "rio" feito de palavras, que escorrem pelo chão. Na verdade elas são projetadas na rampa, parecendo mesmo um rio.
São 16 mil palavras das mais diversas línguas, que vêm dos povos representados no museu.


Lá dentro, são muitas e muitas salas para explorar. Tem uma, por exemplo, um pouco escurinha, onde a atração são os tapetes orientais projetados no chão. Eles vão mudando! E é um show para os olhos.
Mas quem não enxerga também pode conhecer os encantos do museu, através da linguagem braile e de figuras em relevo muito bem feitas.

São tantas atrações interativas que nem dá pra contar aqui. Numa delas, uma grande bola azul mostra os fenômenos naturais que acontecem em certas regiões do planeta.


As crianças se encantam com isso e com os totens, máscaras, roupas, objetos... Elas recebem uma revista especial, logo na entrada, com brincadeiras e desafios para descobrir neste interessante passeio pela África, Oceania, Ásia e Américas, mas dentro da Europa, na cidade de Paris.

O site do Museu
(Que tem exposições temporárias e permanentes, além de teatro, biblioteca, loja, restaurante e jardim).




Nenhum comentário: