Postagens populares

Inspiração!

Um aluno nos escreveu pedindo ajuda para uma história em quadrinhos, trabalho de escola. Ele diz que sempre consegue fazer, mas que está totalmente sem inspiração. Que coisa, hein? Quem não passou por isso? Até os autores mais famosos, gente fera em criação, grandes pintores etc.
Então, de onde vem a tal inspiração? De onde vêm as boas idéias? Aquelas que deixam a gente contente com nosso poder de criar algo?

Vou falar por mim mesma: fico inspirada quando estou de bom humor, de bem com a vida, sossegada, mas não com preguiça. Meu trabalho precisa me divertir para divertir também meus leitores.

Remédios para falta de inspiração:
Então, aqui vai uma lista que uso quando a minha inspiração desaparece.

Assistir a um filme bem legal
Ler um livro ou uma revista interessante
Andar na rua observando coisas bonitas, criativas
Ir a uma exposição de arte
Ouvir músicas

Isso tudo pode dar um "cutucão" na sua imaginação porque idéias legais puxam outras idéias legais.
Boa sorte e bom trabalho a todos!

34 comentários:

larissa disse...

me de algumns nomes de personagens Everlyn por favor é sobre o meio ambiente entrega dia 12-11-08

Evelyn disse...

Olá, Larissa!

Vamos lá... nomes de personagens sobre ecologia.
Eu vou só começar e você continua pensando em outros, certo?

Raíssa, por exemplo, é um nome de verdade e que lembra "raiz", um elemento da natureza.

Existem infinitas opções!
Se for um bichinho, por exemplo, você pode pesquisar algum animal em
perigo de extinção e aí brincar com o nome dele.
Exemplo: Tartaruga
O nome: Táti Tartaruga

Outra idéia: uma bióloga ou ecologista que defende a Natureza contra um vilão malvado.
Bia Bióloga contra Valdes Trói

São só alguns exemplos, ok? Espero ter ajudado um pouco.

bj e boa sorte!

Unknown disse...

muito obrigado só por ler esses exemplos ja tenhu uma boa inspiração.ass:mayara de siqueira rosa

Evelyn disse...

De nada, Mayara!
Desejo sucesso ao que você pretende fazer. Bjs e volte sempre!

runote disse...

Everlyn presiso fazer uma historia em quadrinos com o tema:CUIDADO! COM VOCÊ, COM O OUTRO E COM O ESPAÇO. para o dia 02/06/09

obrigado!

Evelyn disse...

Oi, Runote.
Como assim 02/06/09?
Acho que tem algo errado nesta data, não?
Mesmo assim, aqui vai minha dica pra você:

Pense em algum tipo de cuidado que devemos ter conosco, com as outras pessoas e pelo lugar em que a gente vive.
Exemplo: não jogar uma casca de banana no chão da rua...
Comer uma fruta é bom para a nossa saúde (um tipo de cuidado: boa alimentação). Mas, jogar a casca na rua já é uma falta de cuidado com os outros e com o espaço onde vivemos, certo?
Uma coisa simples assim já pode dar uma história. Boa sorte!

Thainá disse...

aiiw, meu professor quer que todos os alunos façam uma "tirinha" e no final tem que ser engraçado, e não sou muito boa nisso, tem como vc me dar algumas dicas sobre isso, fazer historias engraçadaas são dificeis pra mim.

Evelyn disse...

Oi, Thainá.
Então, imagino assim, uma personagem olhando para o leitor e dizendo... "eu não sou boa em fazer graça..."

depois ela olha de novo para o leitor em silêncio e, no último quadrinho, ela pode perguntar:
"Então o que eu estou fazendo aqui nesta tirinha, hein?".
Viu só? Dá para fazer piadas com nossos próprios problemas. E geralmente são as melhores piadas.
Um bj e boa sorte. Pense em outra coisa desse tipo, ok?

Anônimo disse...

Evelyn tenho que fazer uma historia em qudrinho com o titulo "Natal e seus simbolos" me ajude por favor
entrega:12/11/2009.
brigada por inq
uanto

Evelyn disse...

Bom, começando... diga alguns símbolos de Natal bem legais pra você: árvore enfeitada, luzes nas ruas, presépio, Papai-Noel...
Depois imagine qualquer história com um ou mais deles. Pode ser algo que aconteceu mesmo com você ou com alguém que conhece.
Dica: alugue um filme de Natal, pesquise histórias de Natal na internet. Isso vai te inspirar.
Boa sorte. Bom trabalho.

Evelyn disse...

Ah, Guta. Lembrei que já fiz uma história de Natal e você pode ler para se inspirar, ok?
Aqui vai o endereço:
http://www.divertudo.com.br/historia12.htm

Ou entre no site Divertudo, Histórias e leia "Um sonho de Natal". Bj

Dalila Kaulitz disse...

tenho uma histroria em quadrinhos com o tema preserve o meio ambiente ,e to sem nenhuma criatividade ,não consigo pensar num roteiro e nem nos personagens :/
é pra entregar dia 17/09/10

Evelyn disse...

Oi, Dalila. A melhor forma de se inspirar é fazendo uma busca na internet sobre o tema. Daí as ideias aparecem. Tente isso!
bj e boa sorte

Evelyn disse...

Oi, Dalila. A melhor forma de se inspirar é fazendo uma busca na internet sobre o tema. Daí as ideias aparecem. Tente isso!
bj e boa sorte

Evelyn disse...

Oi, Dalila. A melhor forma de se inspirar é fazendo uma busca na internet sobre o tema. Daí as ideias aparecem. Tente isso!
bj e boa sorte

Anônimo disse...

evelyn presciso de uma histórias em quadrinhos mais ñ consigo nem pensar em uma então porfavor consegue me mandar uma???? é para a profªde artes e ela é muito chata! me ajuda

Evelyn disse...

Imagine algo bem simples.
Exemplo: você tem algum animal de estimação? Um cachorro? Ele faz algo engraçado? Pede pra ir passear?

Você tem algum amigo engraçado? Tente contar algo que aconteceu mesmo. E você pode misturar coisas reais com coisas inventadas.
Boa sorte.

Anônimo disse...

É assim que eu sempre me inspiro!

Evelyn disse...

Muito bem, Bia.
O importante é exercitar a nossa criatividade em várias formas de expressão.

clarinha disse...

me ahuda, não tenho nada, preciso de uma história para semana que vem sei q tem muito tempo, mas eu estou muito preoculpada, me ajuda, por avor...
espero resposta.

Evelyn disse...

Uma menina precisando muito de inspiração! Isso já é uma história. Agora crie uma continuação... e um desfecho! bj

Talita disse...

Oi Evelyn, adooreii seu blog e adorei o jeito que você explica certinho ii ajuda seus seguidores, então resolvi pedir sua ajuda urgente pois eu tenho que fazer uma HQ para terça com o tema Familia e você é minha unica esperança porque eu nao tenho ideia de como faze isso ... por favor me ajuda Beijooos Talita

Evelyn disse...

Querida Talita,

muito obrigada pelos elogios!
A inspiração, como eu disse no post, vem de observar a sua volta...
Aposto que aconteceu algo engraçado ou diferente em algum momento com a sua família ou mesmo alguma história que você tenha ouvido de uma amiga etc.
Um irmãozinho menos que fez ou disse algo engraçado... Pense um pouquinho e transforme alguma situação em história! É isso que os autores de quadrinhos fazem! Você deve saber, por exemplo, que a Mônica (da Turma da Mônica)é baseada na filha mais velha do Mauricio de Souza! Bj e boa sorte.

Evelyn disse...

Querida Talita, (de novo)

Vai de novo a resposta (porque esqueci de uma crase e errei a palavra "menor") ops! :)

Querida Talita,

muito obrigada pelos elogios!
A inspiração, como eu disse no post, vem de observar à sua volta...
Aposto que aconteceu algo engraçado ou diferente em algum momento com a sua família ou mesmo alguma história que você tenha ouvido de uma amiga etc.
Um irmãozinho menor que fez ou disse algo engraçado... Pense um pouquinho e transforme alguma situação em história! É isso que os autores de quadrinhos fazem! Você deve saber, por exemplo, que a Mônica (da Turma da Mônica)é baseada na filha mais velha do Mauricio de Souza! Bj e boa sorte.

Bianca D. disse...

As vezes pesquiso imagens de objetos de outros paises. Isso me dá muita inspiração!.

Evelyn disse...

Que legal, Bianca.
Bj!

Camila disse...

Preciso fazer uma hitoria em quadrinho de no minimo 20 paginas, para dia 23/08/12. sobre qualquer assunto, mas to sem ideias, teria como me ajuar? Pois tem de ser uma historia bem comprida...

Gabriel disse...

Evelyn eu quero criar uma história em quadrinhos de feiticeiros so que assim eu não sei fazer os personagens direito! Eu gostaria que me ajudasse um pouco como desenhar ele uma dica! E que nome se dão para feiticeiros, pode me ajuda! Eu sou nove em fazer quadrinhos!

ste disse...

olá Evelyn preciso de ajuda para uma historia em quadrinhos sobre o meio ambinte mas estou sem ideias você pode me ajudar?

Evelyn disse...

A melhor inspiração vem da leitura sobre o tema... ou assistir a algum documentário. É um assunto cheio de exemplos. Você vai conseguir facilmente. Boa sorte.

Anônimo disse...

Me ajude Evelyn!!!! preciso de uma históra de suspense e mistério a entrega do trabalho
é amanhã!!!

Unknown disse...

Oi Evelyn!
Tenho que fazer uma história em quadrinhos com o homem de ferro, um urso panda, uma princesa, a monica e um personagem livre.
Vou fazer como se fosse uma reportagem, que mostra que os personagens foram acusados de roubar a onomatopeia "AHHHHHHHH" e aí os personagens terão que dar seus depoimentos e terão de falar qual foi a última vez que usaram este recurso, também irei colocar os prejuízos que o roubo desta onomatopéia está causando, no final por acidente o Robô-Aspirador, pegou o objeto roubado, mas tentarei deixar a história o mais engraçado possível.
O que você acha?

Evelyn disse...

Boa idéia, Tainah. Vai ficar muito original. Vc pode até dar um toque engraçado com o robô aspirando a palavra FIM. Ou o balão de algum personagem, no final.
Sucesso e bj.

Vittoria bentes disse...

oi, tenho um trabalho pra entrega amanha se der pra voce ler hoje e responder hoje mesmo irria me ajudar muitooo. mas enfim o meu trabalho e de tema livre e por eu ter muitoos outos trabalhos que estao me preocupando mais to sem ideia. me ajude? nao sou muito boa em desenha oque me sugeri? pra nao ficar muito complicado pra mim? der de ja agradeco!!