Postagens populares

O mais difícil

Qual é a coisa mais difícil na hora de fazer uma redação, uma poesia ou criar uma história em quadrinhos?
Resposta: começar!
Resolvi falar um pouco sobre isso porque andam chegando muitos pedidos de "socorro" por aqui. São alunos que, mesmo lendo minhas dicas para fazer algum trabalho deste tipo (uma história, uma poesia, uma redação...) continuam desesperados. Eu sei porquê. Também tenho uma filha em idade escolar e vejo que não basta explicar, dar dicas e exemplos. Ela quer que eu comece! Eu entendo. Já passei muito por isso também. Mas garanto uma coisa: se você começar qualquer trabalho, o resto vai aparecendo. Não tenha medo. Comece! E já!

23 comentários:

Anônimo disse...

minha história vai ser de luta,ja segui suas dicas,roteiro qudrinhos etc.mas só falta começar,o problema é que eu desenhei um perssonagen em um quadro quando fui desenhar ele no quadro 2 ele não ficou parecido,parecia outro perssonagen.me ajuda!!!valel.

Evelyn disse...

Então faça o seguinte:
copie o seu primeiro personagem com uma folha de papel vegetal (um pouco transparente). É só colocar o papel vegetal por cima e refazer o desenho com um lápis.
Depois, use um papel carbono para passar o desenho copiado para o próximo quadrinho, mudando apenas a boca, a posição dos braços, coisas assim. Boa sorte e bom trabalho!
Então ele vai ficar sempre igual.

Anônimo disse...

eu não consegui fazer,nada mesmo li todas as dicas mas não consegui preciso saber como começar uma história engraçada em que o começo eu não faça direito.

Evelyn disse...

Bom... vamos lá.
Sua história é "de luta", certo?
Começando assim:
Primeiro quadrinho: SOC!
Segundo: PLAFT!
Terceiro: PLOF! TUM!
Quarto: PAF! POF!


Faça as letras grandes, ocupando todo o espaço de cada quadrinho!

Quinto: Close do seu herói, cansado e zonzo.
Balão dele: Chega de violência! Desisto!

Agora é com você...
Com quem poderia ser esta luta tão difícil?
Eu imaginei uma coisa engraçada.
Para surpresa do leitor, o inimigo poderia ser algo muito bobo... como um pernilongo. Que tal?

Novelas Em Quadrinhos disse...

Eu gostaria de criar Uma Historia meio que novela em quadrinhos sabe,mostrando um pouco da vida.Com diversos personagens uma Historia para Pessoas Jovens,Não Crianças.
Pensei em algo do Tipo:
A Estudante ''Piranha''Que não é nada,nada Patricinha e é super amiga da ''Nerd''São bem diferentes mais os opostos se atraem né?
Os Pais das garotas vivem num conflito Terrivel.A Paty da Escola odeia a Estudante citada lá em cima e elas vivem uma discursão eterna.
Bom esses foram algumas coisa que passaram pela minha cabeça ficou bom??Looogico que Não são só esses personagens,são alguns dos personagens do ''Núcleo''Colegial da Historia,e se tiver ruim me da uma ajudinha,dicas,PF.
PS:Tenho 12 anos de Idade então se a historia for meio boba já sabe o motivo.

Evelyn disse...

Muito bem!
Sua história já começou bem porque tem uma situação pra ser resolvida. Isso já cria a curiosidade dos leitores pra saber como vai continuar...
O primeiro capítulo pode mostrar algo que vai acontecer na escola e precisa da união de todos, inclusive dos pais... Aos poucos, vão aparecendo outros personagens que as próprias situações vão "pedir". Mãos à obra! E sucesso pra você.
Ah! Falando sobre os personagens a mais, pense em irmãos, moça da cantina, porteiro da escola, alguma professora especial... etc

bruna disse...

eu ñ sei fazer histórias em quadrinhos...é q é díficil pois a gent tenq ler e depois criar em cima do q leu...ai é muito complicado...eu queria sua ajuda...por favor...
xau...
eu vou ter q aprend como se faz, mas ñ pod demorar muiiito...
SOCORRO...........
eu ñ gosto de história em quadrinhos simplisment pelo fato de eu ñ saber fazer, só por isso...
então tá ...até mais..
xau
:0 bj

Evelyn disse...

Oi, Bruna.
Fique sossegada. Pense em uma situação bem simples, uma conversa com poucos diálogos. Faça uma história de uma página só, assim fica mais fácil pra começar. Boa sorte!

Anônimo disse...

boom , a minha história vaai ser sobre a " Revolução Francesa " , maais não sei como começar ... me ajuda Evely ? . por favor *-*

Evelyn disse...

Bom, vamos lá. Revolução Francesa!
Você sabe dizer as causas? Isto já é um ótimo começo.
Exemplo: você pode mostrar, no primeiro quadrinho, um rei e uma rainha cheios de luxo e logo no segundo, "enquanto isso...", um agricultor sem comida e bem tristinho. No terceiro, um grupo de homens conversando sobre o problema, descontentes com a situação. Conseguiu se inspirar um pouquinho? Espero que sim.

O lema da Revolução: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"

Leia sobre o assunto:
http://www.suapesquisa.com/francesa/

milinhah disse...

Evelyn me ajudaa naum tenhu nenhuma ideia pra fazer uma historia em quandrinho e o pior q é pra amanhã 18/10/2010, tenhu 12 anos queroo fazer umaa historia interessante que mostre fatos reais e que só dé uma folha que fica + facil e naum sei por onde começar a historia, me ajudaa por favor, bjks

Evelyn disse...

Oi, Milinhah!

Com esta pressa toda, você precisa de uma idéia muito simples e fácil de fazer. Repita os primeiros quadrinhos com uma "você" desenhada e um balão de pensamento vazio... e o relógio da parede mostrando o tempo passar. O resto você continua, ok? Boa sorte.

Anônimo disse...

me ajudaa' pelo amoor de Deeus é urgeeintee!
história eein quadrinhoo's de escavidãao domesticaa! do livro o corrtiçço!!

naaum seei neein como começãar!



agadeçço!

Evelyn disse...

Bem, se não me engano, na história do livro "O Cortiço" o personagem João Romão faz Bertoleza trabalhar feito escrava em sua casa. Acho que você precisa pegar alguma "cena" destas e transformar em quadrinhos, mostrando algumas falas do livro em forma de balões.
Boa sorte. Pergunte para sua professora se é isto mesmo, ok?

Evelyn disse...

Ah!
Se você quer mais dicas, visite nossa OFICINA DE QUADRINHOS.

www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.html

Anônimo disse...

preciso de ajuda p/ começar uma historia que seja sobre o futebol adaptado p/ hoje me ajuda ???????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!

Evelyn disse...

Acho que você deve pesquisar sobre o assunto. Isso vai servir de inspiração.
Se mesmo assim, não conseguir, volte aqui e conte um pouco sobre sua pesquisa. Então tentaremos ajudar, ok?
Boa sorte.

Amanda silva disse...

Preciso de ajuda. A minha professora mandou a turma fazer uma historia em quandrinhos sobre um mito gregro. Eu achei melhor fazer sobre o Mito da Medusa. Mais não sei por onde começar. Grrrr. Por favor me responda logo, pois o trabalho é pra proxima semana.
Muito grata!

Evelyn disse...

Oi, Amanda.
Se vc fosse contar para alguém sobre o mito da Medusa, como começaria?
Conte realmente para alguém da família ou amigo.
Aí vc usa este começo na sua história em quadrinhos também. Podemos contar histórias de vários modos e a forma de quadrinhos é apenas um outro jeito de fazer isto.
Entendeu?
Então, resumindo: leia e entenda bem a história. Depois conte para alguém. Aí a história em quadrinhos vai aparecer na sua mente! Coloque no papel! Siga em frente. Boa sorte.

karen disse...

gostei nossa parabens mais eu queria saber qual tipo de lapis preciso usar para que o meu desenho fique legal

Evelyn disse...

O lápis HB é ótimo, Karen. É um tipo macio e bom de usar. De várias marcas.
Obrigada pelos elogios. Bom trabalho.

Anônimo disse...

voce tem uma folha com os quadrinhos feitos pra mim baixar?

Anônimo disse...

Gostaria de fazer um HQ falando de inclusão. Um cadeirante sendo colocado para jogar voleybol - coma rede mais baixa. uns 8 quadrinhos.grato Orlando Reis orlandoreis.1942@hotmail.com