Postagens populares

Faça uma lenda!

Muito bem. Começaram as aulas e logo de cara minha sobrinha me pediu uma ajuda: a professora falou sobre lendas e os alunos teriam que criar e escrever uma. Parece difícil? Pode parecer, mas não é, não. Os índios, por exemplo, têm histórias para explicar várias coisas da Natureza. Você mesmo já deve ter feito isso sem perceber. Quer ver? Quando chove demais, por exemplo, dizemos que “São Pedro andou bebendo muita água”. Pronto... Criamos uma explicação, uma historinha fantasiosa em torno de algo real. Se você também tiver esta tarefa pela frente (criar uma lenda), pense em algo curioso da natureza: uma fruta, um bicho, um acidente geográfico. Aí deixe a imaginação funcionar e crie uma história com começo, meio e fim que explique o tema escolhido. Quer um exemplo? Vamos lá: o abacaxi. “Um dia uma princesa muito doce e perfumada declarou o seu amor pelo guerreiro mais forte da cidade, mas ele a rejeitou. Então, a princesa decidiu que não se casaria com mais ninguém e encomendou uma roupa cheia de espinhos para afastar qualquer pretendente que aparecesse. Com sua coroa e coberta de espinhos a doce moça desapareceu na mata. Mais tarde, naquele lugar surgiu um doce e perfumado fruto, o abacaxi.”
Viu só? Inventei agorinha mesmo. Tente você também.

94 comentários:

Anônimo disse...

Tenho medo de lendas com telefone.Evilyn assim que eu precisar fazer uma lenda venho aqui conto com você

Evelyn disse...

Legal, Thaynara.
Se precisar, conte comigo.

Anônimo disse...

Uma boa idéia era criar uma "Oficina de Lendas" no Divertudo. O que acha?

Ana

Evelyn disse...

Boa idéia, Ana!
Obrigada pela sugestão.
Um beijo.

Fernando disse...

Olha gostaria de saber se vc pode criar uma lenda sobre computador para min dar uma idea a minha afilhada

Evelyn disse...

Oi, Fernando.
Saindo uma lenda sobre computador no capricho, então.
Vou tentar...

Uma calculadora e uma máquina de escrever foram jogadas no lixo por seus donos. Nesse dia, os dois se apaixonaram. Mas aí caiu a maior tempestade e um raio atingiu o lugar. Depois de um tempo, acharam ali um objeto diferente que ninguém jamais havia imaginado. Colocando o fio na tomada, uau! Quanta coisa incrível aquilo podia fazer! O mundo nunca mais foi o mesmo, desde então.

Pronto, Fernando. Pense em algo assim e boa sorte para sua afilhada.

Luis Fernando disse...

Olha cara vc eh de + gsotei muiito dessa sua lenda ajudou e claro a minha afilhada ela por incrivel q pareçe no 3° ano do 2° grau tirou 100 nesse trabalho parabens pel osseu trabalho e claro Muiiiito obrigado

Evelyn disse...

Oba, Fernando! Que ótima notícia!
Obrigada. Feliz Natal e tudo de bom em 2010!

Unknown disse...

Oi!
Minha prima me pediu ajuda com essa tarefa dela de criar uma lenda sobre porque as lontras nadam de barriga pra cima, e eu nao consigo pensar em nada! Ela estava querendo fazer alguma coisa como 'porque elas são preguiçosas'... Mas nao consigo formular uma historinha pra isso! Será que voce conseguiria me dar alguma ideia?

Evelyn disse...

Oi, Brunninha!
Vamos ver se conseguimos ajudar a sua prima.
Começamos construindo uma historinha de mentira, assim:

Era uma vez uma linda índia que adorava tomar demorados banhos de mar. Ela ficava nadando tanto tempo que até se cansava, mas para continuar ali, ela descansava boiando de costas. Adorava olhar o céu, enquanto se refrescava. Depois de tanto tempo, ficava com fome e...
Um dia, ela sumiu...
Depois de um tempo, surgiu um lindo bichinho que fazia o mesmo que ela...

Bom, esta foi apenas uma sugestão. Sua prima pode se inspirar e bolar algo mais legal, ok? Um bj e boa sorte.

Beatriz disse...

Oii...
Gostaria de saber se vc não pode me dar umas ideias para mim fazer uma lenda sobre minha professora de história...
Obg

Evelyn disse...

Oi, Beatriz!

Em primeiro lugar, você precisa pensar em alguma coisa especial sobre sua professora, alguma característica dela. Então você "inventa" uma história que explique o motivo desta característica, entende?

Exemplo: Uma pessoa fala muito baixinho.
Então a gente inventa um motivo para isso, em forma de lenda.
"Um bebê nasceu enquanto caía uma tempestade cheia de raios e trovões. Sua mãe ficou muito assustada e resolveu chamar sua filha de "Brisa", pedindo que ela fosse muito delicada e meiga. O bebê cresceu e virou um linda moça que falava muito baixinho, assim como a brisa.
Agora pense em sua professora e o que ela tem de especial.
Bj e bom trabalho.

Anônimo disse...

olha ara vc é d+ vc sabe mesmo fazer uma lenda mais minha professora pediu pra fazer uma sem fim o fim era nos que tivemos que terminar

Evelyn disse...

Muito obrigada!
... e fazer só o final é mais fácil, né? Até a proxima.

maria fernanda disse...

era uma ves uma menina q gostava banho de lagoa sosinha e um dia ela fugiu de casa de noite e a familia dela foi a procurar la tinham plantas q ninguem sabia o nomenem o fruto q ela dava ai em outro dia ela foi pensando de que era essa arvore ai ela sumiu e virou uma maçam e foi criando outras mais essa não podia comer e a menina tinha um cinal marrom e apareceu uma mancha marrom por isso todo mundo sabia q era ela e a planta foi considerada a macieira fim gostaram??

Evelyn disse...

Muito bem!
Continue usando sua imaginação.
Bj

Sadja Samara disse...

Oii pessoal,eu tenho que inventar uma lenda sobre água .Será que você pode me ajudar Evelyn?
É para um projeto da escola
Bjss , tchau



ASS:Sadja

Evelyn disse...

Oi, Sadja!

Bom, primeiro você precisa escolher algo legal que tenha a ver com água.
Exemplos: uma cachoeira, um rio famoso, o orvalho...

Daí invente um motivo bem criativo e fantástico pra isso existir.
Exemplo: uma cachoeira

Era uma vez uma montanha muito vaidosa. Ela olhava o vento balançando as folhas das árvores e sonhava ter cabelos lindos e compridos. Um dia choveu muito forte e por muito tempo...

Boa sorte, bom trabalho! Bj

Anônimo disse...

algm podeme ajudar co uma lenda de lobizomem
vlw

Evelyn disse...

Você precisa inventar ou pesquisar alguma lenda com lobisomem? Para que matéria é seu trabalho?

Evelyn disse...

Aqui vai o link sobre o assunto: lobisomem.
http://www.brasilescola.com/folclore/lobisomem.htm

Kukinha150 disse...

Adorei suas dicas, vou fazer prova de redação amanhã e ainda não sabia como fazer uma lenda.Valeu mesmo!

Evelyn disse...

Obrigada e boa sorte! Bj

Anônimo disse...

vlw ajudo muito tirei 10 vlw

Anônimo disse...

ai faz uma para mim só para mim ter uma noção

Evelyn disse...

Oi, Yuri.
Tem um exemplo no post, uma lenda que inventei sobre o abacaxi.
Leia outros exemplos nos comentários acima. Boa sorte.

P.S. - Trajetória, com "j".

adriele.ca disse...

Evelyn, preciso de uma lenda pra amanhã sobre a flor onze-horas tipo um mito...mais não sei como fazer!!??
me ajude pff!<3

Evelyn disse...

Olá, Adriele.
Para fazer a lenda sobre a flor, comece pela pesquisa sobre ela.
Quanto mais detalhes souber, melhor para inventar.
Então é só imaginar alguma explicação fantasiosa para o fato da flor se abrir só naquele horário.
Bj e boa sorte.

Anônimo disse...

Evelyn por favor me ajude a escrever uma lenda que explique o mau humor que ataca alguns professores no final do semestre
Por favor!!!! Preciso muito da sua ajuda.Por que não sei como fazer.

Dayana

Evelyn disse...

Havia um mestre na China, há milênios, muito paciente com seus discípulos.
Mas, no fim de um longo curso... ele percebeu que...
(ou, ele perguntou a um de seus alunos...)

Tente desenvolver a partir daí!
Invente algum motivo para o mau humor ter surgido, ok?
Bom trabalho!

Anônimo disse...

Oi gostariaa de surerir por mais informaçoes sobre lendas tipo d4e onde veio como foi a primeira lenda e outras coisas do tipo
Atenciosamente:Lilian

Anônimo disse...

Olá,

Preciso de um conselho pedagógico. Minha sobrinha me pediu para ajudá-la em uma narração. Infelizmente, percebo que mais atrapalhei do que ajudei, porque no começo ela se soltara e o texto dela estava ficando leve e engraçado, o problema surgiu quando eu comecei a corrigi-la quanto à ortografia e à gramática. Ela travou e o textou parou por ali. Depois de muito foçá-la a continuar, terminamos a narração, com a segunda metade gramaticalmente escorreita, pois eu a "ajudava" a cada linha. Porém, a primeira metade do texto estava muito mais interessante, apesar dos erros de português (já corrigidos). O que devo fazer? Ela tem 8 anos. Devo deixá-la fluir e esperar que a correção gramatical seja aprendida naturalmente com o tempo, com leituras e com o estudo normal do português, ou devo insistir na correção forçada, mesmo que isso iniba a sua criatividade?

Desde já agradeço sua atenção,

Cordialmente,

Gustavo.

Evelyn disse...

Olá, Gustavo.

É normal que nós, adultos, tentemos ensinar o máximo possível às crianças. Nos esquecemos de que, logo depois de sermos alfabetizados, ainda não sabemos direito várias regras ortográficas e confundimos, por exemplo, letras com sons parecidos como "s" e "z", só para citar um exemplo.
Minha opinião é que você deixe sua sobrinha soltar a imaginação, já que ela consegue fazer isso muito bem. A professora ou professor corrigirá os erros de Português. Realmente acho importante incentivar o gosto pela escrita. Muita gente se intimida com um papel em branco.

Deixe que ela escreva seu texto completo. Depois de tudo pronto, você pode elogiá-la e talvez mostrar apenas as correções mais urgentes, sem muita cobrança.
Recomendo que dividam esta preocupação com os próprios professores dela. Este é o melhor caminho. Num mundo competitivo como o nosso, muitas vezes os responsáveis exigem um nível mais alto do que os professores. Um abraço e tudo de bom para vc e sua sobrinha.

Anônimo disse...

para ver quem mais esperto(A) do que aquela pessoa que é mais esta do que tu!!!!

Qual é a burra, mais burra do que a burra que é aquela burra de que nós pensamos que é?

quem souber a resposta que me envie um email

obrigada pela sua atenção!

adeus beijocas

Anônimo disse...

oii, será que pode me dar dicas de como fazer uma lenda nordestina ?

Evelyn disse...

Pesquise temas nordestinos: alimentação, literatura de cordel, coisas típicas da natureza do Nordeste...
Escolha um deles e tente inventar uma história fantasiosa sobre o modo como ele surgiu, aconteceu. Bom trabalho.

Anônimo disse...

eu to brincando de escola e eu quero fazer uma lenda

Anônimo disse...

Evelyn, a professora da minha sobrinha pediu para ela trazer ideias para produção de uma lenda, quais? Tem jeito de você fazer uma lista?

responde essa pergunta disse...

como eu reescrevo uma lenda baseada em outra lenda???
me ajudem rapido

Anônimo disse...

como reescrever uma lenda???

Evelyn disse...

É muito simples reescrever uma lenda ou qualquer história.
1) Leia a lenda.
2) Finja que vai contá-la a alguém e vá escrevendo do seu jeito, com suas palavras.

Bom trabalho.

Bianca D. disse...

Olá, criei uma lenda que se chama ''A flor de 7 petalas'' Mais, o titulo ñ tem nada á ver. Eu ñ sei que titulo posso colocar, em vez desse. Alguém me ajuda? Tchau!.

Anônimo disse...

essa lenda se chama a noiva do corrego,que e verdadeira na minha regiao: essa lenda diz que todas as noites um espirito vestido de noiva vaga pelo corrego de uma determinada regiao a procura de vingança pois foi largada no altar e com isso se suicidou!Com o rosto deformado quem a ve fica paralisado,e so sobrevive ha sua apariçao a pessoa que e fiel!

Unknown disse...

quero ver a lenda da flor onze horas

Anônimo disse...

Evelyn me ajuda a fazer uma lenda sobre um rio

Anônimo disse...

inventei uma lenda

diz a lenda que tinha um fiozinho de água em cima de uma montanha ele sonhava em ver o mar um dia ele decidiu que ia ver o mar e desceu montanha a baixo no caminho ele foi juntando água ata s tornar uma poça d'água ele chegou na areia e ficou andando
quanto mais ele andava mas Difícil ficava ai a areia falou:
-pare de andar se não você vai virar lama
-mas eu quero ver o mar,faer parte dele
-espere o vapor quente chegar,quando ele chegar levante as Mãozinhas,você irá virar vapor,você ira ver o mar mas não fara parte dele.
a poça ficou muito triste mas fazer oque né já tinha chegado lá
-levante os braços o vapor quente chegou
a poça levantou os bracinhos e virou vapor,saiu voando por cima do mar e chorou de tristeza por não fazer parte do mar quando ele abriu os olhos ele tinha virado água e estava no mar as lágrimas tinham esfriado o vapor e ele virou água

fim

Anônimo disse...

Nossa! Parabéns adorei... Tanto que fiz uma lenda parecida com a sua! Eu amei mesmo...
Obrigada *-*

Anônimo disse...

oi,eu gostaria de uma lenda sobre a criação da água,mas eu gostaria que tivesse deuses(miticos)e ninfas.É para um roteiro teatral da escola,vcs poderiam quebrar meu galho? =]????????

Unknown disse...

Mande uma lenda para mim de preferencia para hoje
Trabalho escolar

Anônimo disse...

oi pode me ajudar meu primo tem um trabalho sobre inventar uma lenda e eu gostaria que me ajudasi a faser uma lenda sobre ar

Unknown disse...

que legal esse site me ajudou muito com meu trabalho de português eu tinha que pesquisar 4 lendas e criar 4 lendas e esse site me ajudou muito

Evelyn disse...

Que ótimo, Thahyna!
Obrigada pelos elogios e um bj.

Elisa disse...

Adoreii!
Gostaria que vocês colocassem como fazer uma novela. Obrigado, Juliana

Evelyn disse...

Obrigada, Juliana.
Sua sugestão está anotada. Beijo.

Anônimo disse...

Eu Já Inventei Uma,Ontem Mesmo,Ela Se Chama:O Velho Caipira.
Ele Não é exatamente um velho,mas aparenta ser porque usa uma velha barba de brinquedo.
ele costuma ficar entre o 2 e o 3 andar do predio,as vezes se o predio tiver mais andares ele pode estar até no ultimo entre os corredores e escadas.costuma deixar o chapéu jogado no chão e ele escondeu uma carta a muito tempo atrás no prédio onde eu moro,tanto que ninguem achou por medo do velho caipira pegar as pessoas.
Cuidado!Um dia ''VOCÊ''Pode ser o próximo ALVO.

Unknown disse...

Oi Gente Quero Inventar Uma Lenda e Preciso Muito de Uma Ajuda Alguém Poderia Me Ajudar Sim ou Não.

Anônimo disse...

Evelyn, queria ter uma ideia de como criar uma lenda que explique "a criação do mundo virtual". Poderia me ajudar? É super-urgente!

Evelyn disse...

Vamos pensar...
Por que alguém poderia querer um mundo virtual? Tente imaginar alguns motivos para isso. Tente criar alguma situação/problema.
Exemplo: numa aldeia distante, as pessoas perderam o poder de comunicação umas com as outras... tinham medo de sair de casa por algum motivo etc etc...
Solte a criatividade. Quanto mais fantasioso, melhor.

Anônimo disse...

Preciso fazer uma lenda sobre zumbi, você poderia me ajudar não sei como fazer..

Unknown disse...

Preciso fazer uma lenda sobre zumbis você poderia me ajudar?

vitor herique da silva esteves disse...

por favor me ajudar a fazer um lenda sobre a o dia sete de setembro
espero respota

Carol disse...

Oie, tudo bem ?
Eu queria uma lenda sobre circo envolvendo o desaparecimento de crianças rçrç Como poderia terminar a história ?

Um Anônimo disse...

oq vc inventou,é uma historinha não uma lenda ¬¬

Anônimo disse...

pode fazer uma lenda pra mim?

Evelyn disse...

Oi sou Thiago eu gostaria quer uns de vcs me ajudar para criar uma lendas quer seja muito curioso..??

Anônimo disse...

Oi,tenho um dever que é pra recriar uma lenda ou inventar uma história onde um mito do folclore brasileiro
Pode me ajudar?


Karoline



Gabriela disse...

Oi Evelyn, eu preciso para o meu trabalho criar uma lenda do folclore sobre uma princesa, você poderia me ajudar ?? Eu tenho que entregar depois de amanhã .

Unknown disse...

Ola Evelyn!Eu vi a sua lenda do abacaxi e então resolvi fazer a minha, elas se chama: A lenda do mamão.
Num lindo dia na aldeia havia uma linda Índia chamada Ómama que tão nova tinha ficado viúva,pois seu marido tinha sido picado por uma víbora.Por ela ser tão branca, os índigenas diziam que ela chorava leite,o povo da aldeia estavam inconformados pois uma mulher tão bela passava seus dias aos prantos,o Cacique então ordenou a Ómama que ela fosse até o Rio Tôaci para que assim suas tristezas fossem levadas pelas águas,ela fez o que o Cacique mandou.No outro dia todos sentiram falta dela.Então,eles foram até o rio a procura dela.Quando chegaram lá,avistaram na margem do rio um fruto verde na cor da grama e quando arrancaram-no escorreu sobre o fruto um líquido branco como se fosse lágrimas e então o povo percebeu que ali era a linda índia Ómama e então chamaram o fruto de mamão.
Nessa redação eu tirei nota 10,00 muito obrigado.

Anônimo disse...

Olá Evelyn, o meu filho estava com imensas dificuldades em escrever uma lenda e com este blog já o vou conseguir ajudar
Bjs ;-)

Evelyn disse...

Mas que notícia maravilhosa! O seu filho fará uma lenda sensacional agora! Bjs pra você também. E muito obrigada pelo comentário.

karyne disse...

olá Evelyn, gostaria de saber se você poderia me ajudar me dando umas ideias de uma lenda com o tema raio
muito obrigado

Evelyn disse...

Olá, Karyne.
O legal deste trabalho é cutucar a sua imaginação.
Funciona assim: você imagine algo que tenha luz (como um raio). Então, por exemplo, se lembra de fogo. E aí vai inventando. O fogo poderia ter queimado uma grande árvore. Por quê? Você vai formando tudo do fim para o começo, entendeu?
Lembre-se do formato do raio. A árvore poderia ser assim e bem alta...
Divirta-se com a sua criação. Bom trabalho.

Unknown disse...

ola evilin vc poderia crirpara min um mito de como foi criado o mundo?? obg ds ja te agurdo por favo ate domino bjsss

Unknown disse...

Oi Evelyn, tem como voce recriar a lenda do Lobisomem "nos dias atuais" (trabalho de escola) pra mim?? Por favor! -adorei as suas histórias!
-Desde ja agradeço. Bjs

Evelyn disse...

Oi, Francyellen. Obrigada.
Olha, vc pode explorar algum problema atual: a ganância, por exemplo. Vc pode dizer que um rapaz enganava tanto os outros para ganhar dinheiro fácil... que, um dia, se olhou no espelho e viu a imagem de um lobo. Desde então... em noites de lua cheia... Use sua imaginação.

Vanessa disse...

Oi, tudo bem? Eu preciso criar uma lenda para um trabalho de escola! Sera que você poderia me dar uma ajudinha?? Preciso de um começo pra soltar a imaginação !! Desde já agradeço!! Beijos!! Sucesso com suas lendas!!
Vanessa

glauciane disse...

gostaria que me desse uma ajuda em fazer uma lenda para meu filho sobre a regiao em que moramos que é Muriaé minas gerais

















Evelyn disse...

Oi, Glauciane. Tudo bem? Você pode se inspirar em qq aspecto sobre a sua cidade.
Imagine, por exemplo, falar do rio da cidade.
Invente uma origem para ele. Exemplo: uma índia muito bonita gostava de andar um longo caminho entre as árvores. Um dia ela desapareceu e os deuses resolveram marcar o caminho com um espelho que mostrasse o céu. Então ali surgiu o rio... etc etc

Unknown disse...

Oi. Eu sei que esse post é de 2010 e talvez vc nem responda. Mas tenho um trabalho pra fazer sob lenda, vou explicar:
Tenho que pegar uma lenda que já falam na cidade ou criar uma.
Eu não conheço nenhuma lenda que "roda" a cidade, pq sou nova aqui.
Enfim, preciso criar uma que se encaixe com algo conhecido que tenha aqui. Tipo cemitério, alguns povoados próximos,uma ponte a catedral e etc. Mas eu não tenho criatividade não cinsigo pensar em nada entregar o trabalho ainda essa semana, quanto antes melhor!

Bjs!❤
Espero que ainda esteja viva pra me responder rsrs

Evelyn disse...

Olá, Denise! Calma, ainda estamos aqui. :)
Olha, podemos tentar ajudar se você disser o nome da cidade ou região.
Aí, é só pesquisar assim, na internet. (folclore histórias nome da cidade ou região)
Assim que você souber de uma história ou costume típico qualquer, invente um motivo para ele, usando sua imaginação.
Leia outras lendas antes. Isso ajuda a se inspirar.
Boa sorte!

Alicia disse...

Olá, estou no 7º ano, tenho uma prova de redação e o gênero é Folclore. Não sei se você trabalha com folclores, mas se poder me ajudar, eu agradeço. Gostaria de ter dicas, como construir uma história legal, com criatividade e que tenha alguma coisa do meu estado/país.
Desde de já agradeço

Anônimo disse...

Oi boa noite!
Por favor pesso ajudar para criar uma lenda Contada por um sábio indígena ás crianças de sua aldeia

Unknown disse...

Boa noite!
Meu filho precisa criar uma lenda, queria fazer sobre um cachorro q foi atropelado e começou a usar patins.
Poderia ajudar?

Evelyn disse...

Olá, Ivana. Tudo bem?

Uma lenda precisa ser uma explicação fantasiosa sobre algo que existe de verdade.
Então, por exemplo:
Vocês poderiam explicar porque existe alguma raça específica, dando uma explicação para alguma característica muito especial dela.

Exemplo: o cachorro "Salsicha" (Basset).
Por que ele seria assim baixinho e comprido?
Ele teria que passar em algum cano? Por quê? Usem a imaginação e caprichem na "Lenda do Basset".
Ou qualquer outra coisa da natureza.
Um abraço.
Evelyn

Anônimo disse...

Oi você pode me ajudar a criar uma lenda? Tenq ser algo que quem ler vai se assustar ou se impresionar ou rir pode ser algi de terror horror ou algo que faça rir podemos usar as sensibilidades tato paladar audição visão e olfato consegue me ajudar?

Ro disse...

Minha filha precisa criar uma lenda
Ela Criou a lenda do cacau
Mas, a lenda que criou ficou muito confusa 😰
Misturou índio, pai, mãe, morte, lágrimas de recém nascidos e Deus
Pode nos dar uma ideia

Unknown disse...

Oi me ajuda por favor eu tenho de escrever uma lenda e depois eu tenho de reescrever ela criar ela do outra forma como eu faço

Thaís disse...

Ola, preciso de ajuda com uma lenda em que estou com vários amigos em uma roda e de repente o fenômeno do eclipse começa, a lenda deve ser sobre o eclipse e bastante coerente.. pode me ajudar? Obrigada

Unknown disse...

Evelyn, minha professora me pediu para criar uma história de mito sobre como foi criado o celular, como surgiu, pq surgiu, quem os trouxe para os seres humanos, punições para quem o criou e maldições.
Tem como me ajudar?

Unknown disse...

Oi Evelyn vc poderia me ajudar?
Presciso criar uma lenda folclorica em forma de teatro eu queria uma forma q envolvesse todos os personagens do folclore contando a lenda vc poderia me ajudar??

Unknown disse...

Vc é incrível amei cada lenda que vc vez ❤❤❤

Cida Cruvinel disse...

Oi, Evelyn! Que maravilha! Simplesmente amei o seu Blog!!!
Então...

Reza a lenda de que em um dia muito calmo e tranquilo, numa cidadezinha onde o vento fazia a curva, balançando e levantando as saias das lindas donzelas, atirando bem longe os chapéus e bonés dos moços desavisados, estava para nascer uma menina muito esperada e amada por seus pais e comunidade. Porém, o parto se complicou, uma junta médica fora chamada para ajudar aquela mãe aflita, todos temiam o enforcamento da bebê, que agitada não parava de mexer na bolha uterina de sua mamãe.
Os médicos disseram que não tinha mais jeito e não podiam esperar mais e tiraram a criança que, para a surpresa de todos, saiu lá de dentro segurando com as duas mãozinhas, o cordão umbilical. Os médicos admiraram a inteligência da recém-nascida. Os pais a chamaram de Avellana, por gostarem muito de avelã, no que a garota também passou a gostar. Por onde ela ia, levava algumas castanhas de avelã. A linda garota cresceu em graça e sabedoria. Porém, o jeito de ser da menina despertava muita inveja nas outras crianças que tinham contato com ela.
Um dia Avel, como passou a ser chamada carinhosamente pela comunidade, foi convidada para um piquenique na floresta próximo à cidadezinha deles e nunca mais regressou ao lar. Seus pais e vários moradores foram procurá-la, ao chegar no local do piquenique, só encontraram as castanhas e uma frondosa árvore, um pé de avelã. Todos logo compreenderam que era a Avellana, alguns de seus colegas por inveja haviam enterrado na ali. O consolo de seus pais foi que ao abri uma das castanhas encontradas havia um bilhete com as seguintes palavras: "A partir de hoje, toda menina que tiver o nome originado do meu, será muito inteligente. Avellana, é de origem italiana, em inglês: Evelyn.
Viu Evelyn? Fiz pra você - Assim é você: Muito inteligente e sábia!

Anônimo disse...

Bom dia, poderia me ajudar com o tema lendas sobre tempestades.
obg
barbara.paula@yahoo.com.br

Scheila Savergnini disse...

Bom dia!
Poderia ajudar minha filha fazer uma lenda sobre "o homem do saco"?
scheilamara26@gmail.com

Obrigada!