Faça sua pesquisa aqui!

Carregando...

Lençol e lençóis

Muito bem. Chegou a hora de dizer porque a palavra "lençóis" tem acento e "lençol" não tem. As duas são oxítonas (última sílaba mais forte). As oxítonas são acentuadas quando terminam em A, O, E (com ou sem S) e também com EM e ENS. Nem "lençol", nem "lençóis" acabam com nada disso. Mas acontece que existe também a regra dos ditongos abertos. Todos eles ganham acento agudo. "ÓI" é um exemplo de ditongo aberto, ou seja, duas vogais na mesma sílaba com o som aberto. A mesma coisa acontece com "anéis", "pastéis", "anzóis". No singular, estas palavras não têm acento: anel, pastel, anzol. Entendeu?
Já no caso de "raiz", outra oxítona, acontece algo diferente. No plural, "raízes", a letra "i" fica sozinha numa sílaba (hiato) e aí vem outra regra: a letra "i" e a letra "u", em hiato, mesmo junto com "s" levam acento. "A-í" é um bom exemplo. "Sa-ú-de" é outro. Como em ra-iz o "i" fica junto de um "z", sem acento. Pegou? Espero que sim!

Um comentário:

celyneh disse...

nosa eu li duas veses e de corei.ha eu tenho uma sugestao de um livro de poesia que tenho aqui en casa e o nome e PALAVRA DE POETA e benlegau eu escrevi uma POESIA la no BARQUINHO ENJOADO >< ve la . BSJ minha ERMA