Postagens populares

O rio e o mar

O Sr. Rio e o Sr. Mar, que todo dia se encontravam, ficavam ali, naquele chove-não-molha, contando vantagem um para o outro.
— Sabe, Mar - dizia o Rio — hoje eu passeei tanto, mas tanto, que estou até cansado! Vi uma porção de coisas lindas no caminho. Árvores sacudindo ao vento, crianças brincando e rindo, homens pescando bem sossegados...
— Que bom para você! — respondia o Mar. — Pois eu fiquei aqui mesmo, no meu lugar, sem passear. Fiquei brincando de vai-e-vem, de cambalhota, de molhar a areia... De agitar e de acalmar.
— Mas, puxa! — disse o Rio. — Será que você não se cansa de ficar a vida inteira aí parado, sem poder se mandar pra nenhum lado?
— Eu, não. — respondeu o Marzão. — Sou tão grande, tão enorme, que não posso me mexer. Mas eu nem ia querer. Conheço o mundo todo, mais lugares que você.
O Rio, mesmo assim, continuou:
— Prefiro mil vezes ser pequeno e andar por aí, rasgando o mapa. Ninguém me segura no lugar. Só mesmo os homens com aquelas barreiras, podem me represar.
— Pois é... — aproveitou o Mar. — quero ver homem pra me segurar...
Com essa, o Rio se calou, apressado para seguir seu caminho.
Já indo embora, ele gritou:
— É, Marzão, você até que tem razão. Cada um com o seu jeito... não é, não?
E o que importa é viver bem, com a vida que se tem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Evelyin:

Preciso de sua ajuda.Estou começando a esboçar o TCC de minha pós-graduação. A esfera de pesquisa é em Artes/ Mídias.Sou prof. de Língua Portuguesa e achei muto interessante as suas dicas para se construir uma HQ.Gostaria de saber como transformar fábulas,crônicas em HQ. digitalizados ou como transformá-los em minisséries ou em storyboard. Parece que vai ser bastante difícil, não é mesmo?É possívelusar o power point para elaborar HQ ? Valeu e aguardo respostas.

Evelyn disse...

Olá, professor!
Tudo pode ser transformado em HQ. Recentemente li sobre um repórter que ficou famoso convertendo suas matérias em HQs.
Bem, existem alguns sites com ferramentas para a construção de HQs.
Você seleciona os personagens e objetos disponíveis e desloca-os para os quadrinhos. Depois arrasta os balões (de fala ou pensamento) e digita dentro deles os textos. É limitado, mas pode ajudá-lo a montar histórias simples. Um deles é o www.stripgenerator.com

Não acho que será difícil. Quanto mais simples, melhor. Justamente porque uma HQ precisa de objetividade, pouco texto, síntese.

Espero ter ajudado. Qq dúvida, pode falar.
Abraço e sucesso ao seu trabalho.