Postagens populares

O "para casa"

No post de ontem falei sobre a lição de casa, mas agora estou me lembrando de uma coisa. Cada lugar do Brasil chama “lição de casa” de um jeito diferente. Meus parentes de Minas Gerais perguntavam para minhas filhas: “Já fez o “para casa”? Eu achava muito engraçadinho. Outros dizem “tarefa” e por aí vai. Algumas escolas dão nomes difíceis: “produção”, “atividade”, “fixação”, sei lá mais o quê. Em inglês, é homework, que eu me lembre. Mas o que me inspirou a escrever sobre o assunto foi uma reportagem que li no jornal Folha de São Paulo falando da importância da lição de casa no sucesso dos alunos. Vou resumir rapidinho:
1) O aluno precisa fazer a lição para fixar a matéria e descobrir sozinho se aprendeu mesmo o conteúdo.
2) Precisa também ver o resultado depois: conferir se acertou. Se errou, entender o motivo.
Não tem segredo. Só isso já ajuda e muito a ir bem na escola.

Nenhum comentário: