Qual é a diferença entre coordenadas e subordinadas?

Se você está aprendendo sobre "Orações Coordenadas" e "Orações Subordinadas" pode estar se perguntando como diferenciar uma coisa da outra.

Vamos ver se eu consigo mostrar a diferença.

Orações COORDENADAS são orações completas que se juntam.
"Completas" quer dizer que elas têm tudo direitinho... sujeito, predicado, objeto direto e tal.

Já as orações SUBORDINADAS servem justamente para completar ou complementar uma outra oração (em que falta algum pedaço: sujeito, objeto direto, predicativo, adjunto etc)

Dois exemplos pra você ver:

Hoje eu comprei um tênis porque o outro ficou velho.

Duas orações: eu comprei um tênis
o outro ficou velho

Cada uma tem sujeito e predicado completo. Elas são COORDENADAS.

Hoje eu quero comprar um tênis novo.

Duas orações: hoje eu quero
comprar um tênis novo

Hoje eu quero o quê? O verbo "querer" pede um objeto!
"comprar um tênis novo" é o objeto, mas está em forma de oração. Esta oração é SUBORDINADA. (não faz sentido sozinha).

Entendeu? Qualquer dúvida, comente.


Veja aqui uma explicação bonitinha.

Veja aqui um JOGO sobre orações coordenadas. 

27 comentários:

  1. Pode explicar mais coisas,sobre oração subordinada?

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  2. Olá, anônimo!

    Vamos lá!
    Você vai entender AGORA!

    Pense...
    O que é um "subordinado"?
    Um empregado de alguém.
    Ele obedece um chefe.

    A ORAÇÃO SUBORDINADA "obedece" uma outra oração que PRECISA DELA.

    Pra facilitar, veja uma ORAÇÃO SUBORDINADA:

    Exemplo:
    QUANDO EU ESTUDO.

    Está faltando o "CHEFE", a ORAÇÃO PRINCIPAL. Uma oração subordinada não faz sentido sozinha.

    Eu entendo a matéria QUANDO EU ESTUDO.

    Existem 3 tipos de orações SUBORDINADAS:
    Substantivas, Adjetivas e Adverbiais.

    Se vc quiser, depois explico um pouco sobre elas. Parece complicado, mas não é.

    Mas, resumindo, as orações SUBORDINADAS não fazem sentido sozinhas.
    As orações COORDENADAS fazem.

    Espero ter ajudado um pouco.

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  3. Ainda falando sobre subordinadas...

    Olha só:

    Ele disse BOBAGENS.

    (posso substituir o objeto direto "bobagens" por uma oração subordinada)

    Ele disse QUE A TERRA É QUADRADA.

    ("que a terra é quadrada" é uma ORAÇÃO SUBORDINADA)

    Outro exemplo:

    Chocolate é bom.

    (posso trocar o sujeito "chocolate" por uma oração subordinada)

    COMER CHOCOLATE é bom.

    ("comer chocolate" é uma ORAÇÃO SUBORDINADA)

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  4. Nossa, esse assunto é bem complicado para qualquer idade, estou prestando concurso público mesmo depois de formada e sinto dificuldade em diferenciar as orações. e seu blog me ajudou muito obrigada

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  5. Oi, Livia! Que bom que ajudamos você a entender esta matéria.

    Veja só esta explicação muito bonitinha sobre orações coordenadas:
    http://www.escalaeducacional.com.br/pa8/objeto02.html

    E aqui, um jeito legal de descobrir de que tipo é uma oração:
    http://www.escalaeducacional.com.br/pa9/objeto08.html

    Bj e boa sorte em sua prova.

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  6. Excelente! Ajudou-me muito!

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  7. Muito obrigada! Fico feliz.
    Veja também este endereço:
    http://www.escalaeducacional.com.br/pa9/objeto08.html


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  8. Que bom, João Paulo!
    Se tiver mais alguma dúvida, pode falar. ;)

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  9. Como eu sei que uma frase é subordinada ou coordenada. Você poderia mim explica tanto uma exemplo por favor 😘👍🏻

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  10. As frases coordenadas fazem sentido sozinhas. As subordinadas completam o sentido de outra oração.

    Você mesmo disse assim:
    Como eu sei (como eu sei o quê?)
    Resposta: ... que uma frase é subordinada ou coordenada?

    Esta oração é subordinada à oração "Como eu sei".

    Agora veja outro exemplo.

    Eu estudo e sei a matéria.

    Eu estudo (tem sentido completo)
    e sei a matéria (também tem sentido completo)

    Estas duas são orações COORDENADAS.

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  11. Evelyn ..Que bacana seu slide ...gostei ! Parabéns.

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  12. Evelyn, parabéns pela explicação. Esclarecedora a forma como abordou a questão. Agregou bastante.
    Obrigado.

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  13. Muito obrigada, Prof. Alves Júnior.
    É sempre uma alegria e uma honra receber elogios de um professor.
    A profissão mais bonita que pode haver.
    Um grande abraço.
    Conte conosco para o que precisar em suas aulas.

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  14. Prof,
    Sugiro ver esta explicação lúdica que elaboramos para uma editora.
    Vale a pena.
    http://www.escalaeducacional.com.br/pa9/objeto08.html

    Adicionei também um jogo no post acima, sobre orações coordenadas.

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  15. Afff muito obrigada :) ajudou mesmo. Finalmente consegui encontrar uma explicação mais (profunda).

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  16. Mais uma dúvida , as subordinadas adverbiais tem completiva ou é só as substantivas que tem completivas ?

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  17. Por exemplo "corri tanto QUE fiquei tonta" e "como corri tanto fiquei tonta" uma é consecutiva e outra é causal ?

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  18. Olá, Bii!
    Fico muito feliz.
    Eu acho este assunto muito bacana e, quando entendemos a essência, parece até fácil diferenciar uma coisa da outra.

    Dúvida 1:
    Nominais - Só substantivas.

    Dúvida 2:

    Corri tanto QUE fiquei tanto.
    A essência é uma consequência, então é CONSECUTIVA.

    Como corri tanto, fiquei tonta.
    É como dizer "PORQUE corri tanto, fiquei tonta."
    Exprime uma causa. Então é CAUSAL.

    As conjunções são as grandes estrelas neste assunto.
    Elas fazem toda a diferença na hora de analisar.

    Veja só:

    JÁ QUE está chovendo, fico em casa.

    SE está chovendo, fico em casa.

    A primeira exprime explicação: "PORQUE está chovendo..." - ADVERBIAL CAUSAL.

    A segunda exprime uma condição: "SE" - ADVERBIAL CONDICIONAL.

    Espero ter ajudado novamente.

    Para saber se uma oração é ADVERBIAL, primeiro elimine as duas outras possibilidades. A SUBSTANTIVA precisa fazer algum papel que falta na oração principal. A ADJETIVA sempre faz papel de adjetivo para algum substantivo.

    Se não for nada disso, é ADVERBIAL, que completa um verbo, mas não tem um papel essencial. A oração principal faz sentido sem ela.
    Neste exemplo acima, as orações adverbiais se ligam ao verbo "fico".

    Faça a experiência de usar este exemplo com outras conjunções adverbiais e ver como as orações mudam de essência (e classificação).

    Quando está chovendo, eu fico em casa.

    QUANDO - Adverbial Temporal

    Beijo. ;)

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  19. Olá gostei bastante!!!!!!! Obrigada, acho que agora vou tirar boa nota no teste de Português!!!! <3

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  20. Explicação clara, nunca me ensinaram desta forma.

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